BIOGRAFIA DE MARIA VILANI ROCHA DE OLIVEIRA
 MARIA VILANI ROCHA DE OLIVEIRA, nasceu na cidade de Portalegre/RGNorte. 6ª filha do casal Sebastião Caldas de Oliveira e Zulmira Rocha de Oliveira. Com 16 anos foi estudar como aluna interna em Mossoró/RN no GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA onde concluiu o Curso Ginasial em 1961. Ali Deus falou-lhe ao coração por meio do exemplo de vida e doação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição Chamada por Deus decidiu-se pela VIDA RELIGIOSA FRANCISCANA HOSPITALEIRA DA IMACULADA CONCEIÇÃO entrando no POSTULANTADO em Dezembro de 1963. Professou Temporariamente em 1967. Fez seus Votos Perpétuos em 1974, Celebrou suas Bodas de Prata na Itália e depois no Brasil com seus familiares e Irmãs Franciscanas Hospitaleiras.
Exerceu sua Missão em Brasília/DF por 03 vezes na qualidade de professora e Diretora. Em S. Gotardo/MG durante 07 anos lecionou no 1º e 2º graus onde foi Secretária e Diretora da Escola Normal Municipal por 07 anos. No Ginásio Estadual N.Sra de Fátima em Mariópolis/PR exerceu o Magistério. No Instituto Educacional Jesus Maria José-Xerém/RJ assumiu a Direção do Colégio por 04 anos. Após 25 anos dedicados à Educação foi enviada para a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB/Nacional)- Rio de Janeiro, onde foi Secretária Executiva por 04 anos (fevereiro de 1981 a fevereiro de 1985) e eleita depois para o Conselho Superior (6 anos) e para a Diretoria (03 anos).Compôs o Quadro administrativo da ANAMEC (Associação Nacional das Mantenedoras de Escolas Católicas) por mais de um mandato. Foi liberada para servir a FAMILIA FRANCISCANA DO BRASIL (FFB) de 2002 a 2008.Nela exerceu a função de Coordenadora Nacional do CURSO BÁSICO DO CARISMA MISSIONÁRIO FRANCISCANO(CBCMF) sendo eleita PRESIDENTE da FFB por 02 mandatos: 2003 a  2009.
Em 1993 foi eleita Superiora Provincial por um sexênio sendo re-eleita em 1999 por um triênio. Em Setembro de 2008 foi eleita pela 3ª vez para o sexênio: (2008 a 2014).
Tendo estudado em Roma Teologia da Vida Religiosa  presta assessoria às Congregações Brasileiras especificamente no tocante à CLARIFICAÇÃO DOS CARISMAS FUNDACIONAIS.
Ao ensejo das Celebrações do Centenário do querido e inesquecível GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA, deixo, como Irmã Menor, o compromisso de viver a Hospitalidade “NA ALEGRIA E NA SIMPLICIDADE”, herança recebida das queridas Irmãs e Mestras-pessoas iluminadas-que o Senhor colocou no meu caminho como luminares a apontar os VALORES que dignificam a vida. A Deus somente toda a HONRA e toda GLÓRIA.

Ir. Maria Vilani Rocha de Oliveira,
Franciscana Hospitaleira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA SEM A LETRA U