PERFIL DE FRANCISCA FREIRE


FRANCISCA FREIRE DA COSTA
Aportei neste planeta ao anoitecer de uma segunda-feira do 11º dia do mês de novembro, há mais de meio século, numa cidade interiorana localizada na “tromba do elefante”, a Princesinha do Oeste, como é carinhosamente chamada a querida Pau dos Ferros.
Dessa cidade parti em 1960, após concluir o primário – 5º ano – no Grupo Escolar Joaquim Correia. Foi meu primeiro voo, e o destino era o internato do Ginásio Sagrado Coração de Maria, em Mossoró. Onde adquiri conhecimentos, recebi informações e formação preciosas para toda minha vida. São nos ensinamentos das irmãs franciscanas, que tão bem conduziam e, acredito, ainda hoje conduzem aquele colégio, que pauto a minha postura em muitos momentos da minha vida.
Do muito que trago comigo daquela época (era feliz e não sabia), são muito evidentes em mim: a religiosidade – sou integrada à minha comunidade paroquial na missão como ministra extraordinária da Sagrada Comunhão. Também o amor pela Língua Portuguesa, influência, não tenho dúvida, da Irmã Dalva. Fiz Letras, embora o caminho escolhido, idealizado, ainda no colégio, tenha sido outro. Não reclamo. Faço o que gosto ou, quem sabe, gosto do que faço. Continuo na ativa, inclusive cumprindo expediente,
Sou feliz!
No caminho trilhado, acumulei experiências e amizades, duas riquezas que, se amadurecidas e cultivadas, dão sentido a nossa vida. Esta que é pródiga em nos levar por veredas para o encontro com aquelas com as quais convivemos no passado. Estou agradecida a Deus por dar-me a oportunidade do reencontro com “as meninas do colégio das freiras”. Algumas não as via há 35, 40, 45 anos. É uma vida!
Por isso é maravilhoso o reencontro para, juntas, celebrarmos o CENTENÁRIO DO GINÁSIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA SEM A LETRA U

UMA SAUDADE