SO PARA COMEMORAR MAIS UM ANO.


Revestidas do mesmo ideal do Pe. Raimundo dos Anjos Beirão e da nobre Madre Clara do Menino Jesus, fundadores da hoje, CONFHIC – Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, fazendo da fé e da esperança a bússula guia da sua jornada, e em atendimento ao pedido de Dom Joaquim Antônio de Almeida, Bispo de Natal, para que as Irmãs pudessem vir fundar, aqui em Mossoró,uma Instituição Educacional, destinada a meninas, um grupo de Irmãs, impulsionadas pelo ardor missionário, lançam-se a aventurta santa de, deixando a pátria, Portugal, virem semear a semente do Bem,em terras brasileiras.
Chega a Mossoró no dia 30 de junho de 1912,o 1ºgupo de Irmãs, formado pelas seguintes religiosas: Ir.Leocádia do Menino Jesus (Superiora), Ir.Rosária de São Francisco, Ir.Maria do Divino Coração, Ir.Helena da Cruz, Ir.Maria Ruth da Conceição, Ir.Maria da Visitação.
Foram, no primeiro momento, hospedes do Sr. Raimundo Fernandes. Outras pessoas se destacaram no acolhimento às Irmãs, tais como: Miguel Faustino do Monte, Sr. Antônio Couto, Pe.Pedro Paulino, vigário da época.
A 15 de julho, passaram a residir no prédio onde, até hoje, funcionaria a escola.
Carinhosamente acolhidas e apoiadas pelas autoridades e comunidade mossoroenses, aqui dão início a uma linda história, fundando, a 02 agosto de 1912 o Colégio Sagrado Coração de Maria.
festiva solenidade de fundação contou com significativa presença da comunidade mossoroense, que manisfestava a sua adesão e alegria. Expressando o júbilo coletivo, usaram da palavra: o Tenete Coronel Cunha da Mota, Vice Presidente do Conselho Municipal, o Diretor do Colégio Santa Luzia, o Pe. André Araújo, Bento Praxedes, e o jornalista Tércio Rosado Maia.
A cerimônia foi também embelezada pela apresentação de números musicais executados pela Charanga, da época, assim como, ao piano, a Ir.Divino Coração, com muita arte executou lindas músicas.
No primeiro ano de funcionamento o Colégio registrou uma matrícula de 57 alunas, das quais destacamos Maria de Lourdes Nogueira, como a primeira matriculada.
Colocamos em evidência alguns destaques da 1º década de funcionamento deste Colégio Coração de Maria.
O encerramento do 1º ano letivo foi marcado pela realização de um sarau dramático musical, em conjunto com o Teatro do Colégio Santa Luzia.
Logo em 1913 , conseguem as irmãs, com ajuda da Prefeitura, ampliar o prédio , construindo um espaço para dormitório das internas e uma cisterna, o que era de primeira necessidade.
Ainda em 1913 foram introduzidas outras atividades curriculares que permitiram um encerramento do ano letivo com encenações dramáticas, números de arte. Exposição de trabalhos manuais e, pela primeira vez, as alunas acompanhadas por pianistas, violinistas e bandolinistas, entoaram o seu hino, com autoria atribuída a Ir. Divino Coração, com o expressivo refrão:
Salve Virgem Soberana
Fulgurante estrela do mar
Que buscas a humanidade
Da glória ao porto levar
Neste mesmo ano de 1913, se estabeleceu, no Colégio a Pia União das Filhas de Maria, já como uma ação missionária das irmãs.
No tocante a área pedagógica, foram incorporadas novas disciplinas, como também uma língua estrangeira, e ainda noções de Contabilidade.
O regime escolar, para as alunas externas, era de semi internato.
A 4 de outubro de 1916, torna-se realidade um grande sonho das Irmãs, com a inauguração de um salão, onde foi instalada, para funcionar gratuitamente, a ESCOLA SÃO FRANCISCO, para meninas carentes, iniciando com uma matrícula de 100 alunas.
Em 1917 é construída e inaugurada a Capela dedicada a São Francisco.
Em 1918, a cidade foi atingida pela epidemia espanhola e as irmãs, conscientes de sua missão ILUMINAR E SUAVIZAR, fazendo o bem onde houvesse um bem a ser feito, improvisaram um Hospital, no Alto da Conceição, para atendimento das inúmeras vítimas.
Nos contatos com os doentes, contraíram a terrível epidemia a Irmã Infância de Maria, que conseguiu recuperação e a Irmã Amada de Maria Santíssima, que veio a falecer da tão terrível espanhola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POEMA SEM A LETRA U